Busca
Home | Fila Brasileiro » Artigos

Fila Brasileiro

Artigos

Não existe Fila Preto!

Acusam-me de incoerente por haver aceito a cor preta no Fila em artigo publicado nos idos de 1951 e, agora, por considerá-la impura.

continue lendo >>

A agressividade do Fila

O Senhor Lúcio Almeida e Castro, indaga a existência da alma, nos cães. Em caso positivo, considerando-se os diferentes temperamentos das várias raças; e admitindo-se seja a mansuetude evidência de evolução anímica, o Fila puro, com sua agressividade, não seria um primário? Inferior, nesse aspecto às raças de comportamento lhano?

continue lendo >>

Dr. Paulo: Orgulho de Santos

O número 395 da velha Rua Oswaldo Cruz é ocupado por uma casa que ninguém vê. Porque há um muro alto e uma cerca de ficus a encobri-la, entende? Os portões também são fechados. E quem se sentir tentado a espionar pelo vão deixado à altura da campainha dificilmente o fará. Um aviso sobre os cães amedronta qualquer um. E, mais persuasivo ainda que esse aviso. O latido, vindo sabe lá Deus de onde, pertencente a um cão de guarda- que deve ser um monstro de grande - conserva a visita à distância.

continue lendo >>

O Fila e a cor negra

Após tantos anos de controvérsias, acusações - de um lado, tentativas de defesa - de outro, parece que as coisas, com o tempo (este que é "o senhor da razão") transcorrendo inexoravelmente, vão enfim "caminhando para um estado de normalidade".

continue lendo >>

O Fila e as crianças

O fila é um cachorro bravo com os estranhos, mas com as pessoas da casa, ele é amigo, meigo e dócil. E, naturalmente, entre as pessoas da casa se incluem as crianças. Se para os adultos, o Fila, é um guarda e um amigo; para as crianças, ele é um grande companheiro e protetor,... as crianças fazem dele um verdadeiro saco de pancada, puxando-lhes as orelhas ou o rabo, montando-o como um cavalo, lutando com ele ou deitando-se sobre ele...

continue lendo >>

Origens do Fila Brasileiro

Sem a pretensão de apresentar conhecimento novo sobre o tema, exporei alguns argumentos (pessoais e de outros autores) acerca da origem do Fila...

continue lendo >>

Vamos salvar a raça Fila!

Não há como deixar de aproveitar um veículo de comunicação tão espetacular, como é a internet, para demonstrar a tristeza em que vejo muitos ¨criadores ¨ tentarem transformar o Fila Brasileiro em um verdadeiro monstrengo.

continue lendo >>

Tipos de Fila

No CAFIB, qualificamos os mestiçadores como inconscientes, despreparados, portanto, apenas culposos. Ignoram a extensão e a profundidade do mal que praticam. É verdade que meia dúzia conhecem perfeitamente o prejuízo que levaram à raça, a qual não dedicam sequer um pensamento de honestidade e dedicação, interessa-lhes apenas a experiência desassisada ou a comercialização, o ganho fácil, como se o cão fosse um objeto qualquer, desprovido de sentimentos, incapaz de afeição e dedicação.

continue lendo >>

Diferenças: criador x vendedor

Talvez a palavra chave que separa o grande abismo que diferencia o criador do vendedor seja ¨responsabilidade¨. O criador é responsável pelos cães que cria. Chega a ser enjoado. Liga para quem comprou, pergunta a marca da ração que o cão está comendo, da vacina, se já deu o vermífugo naquele mês, e fica irritado se o animal não está sendo tratado com o que há de melhor.

continue lendo >>

  9 item(ns)
Primeiro Anterior Proximo Ultimo

Newsletter - Receba nossos informativos